Sábado, Setembro 25th, 2010

Rudolfo e as renas do Pai Natal




A história de Rudolfo

Talvez seja o inegável apelo aliterativo de Rudolfo a Rena do Nariz Vermelho que faz dela a mais conhecida e popular de todas as nove renas voadoras do Pai Natal. As outras renas chamam-se Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen, como na canção. A história de Rudolfo, cujo nariz brilhante e vermelho se destaca, apareceu pela primeira vez em 1939, quando as lojas Montgomery Ward distribuiram cerca de 2,4 milhões folhetos com um poema, sob a forma de uma história, sobre “Rudolph the Red-Nosed Reindeer”. Este poema foi escrito por Robert L. May, com o intuito de atrair mais pessoas para a loja. Mas foi só uma década depois, em 1949,Rudolfo que a história de Rudolfo realmente ganhou popularidade quando Gene Autry cantou uma versão musical da fábula.

Rudolfo, a rena, cujo nariz iluminado guia o trenó do Pai Natal através do noite, é hoje conhecida mundialmente pois a canção foi traduzida em mais de 20 línguas diferentes e até foi feito um filme de televisão animado, também baseado nesta história. Juntamente com o ritmo contagiante da música, a história de Rudolfo é chamativa, também, por causa das lições de moral que contém. Como conta a história, Rudolfo foi ridicularizado pelas outras renas, que se riram dele por causa do seu nariz vermelho e brilhante. Mas numa noite de nevoeiro, quando o Pai Natal ficou preocupado por pensar que não conseguiria ser capaz de entregar os seus presentes de Natal ao redor do mundo, olhou para rodolfo e gentilmente o convidou para liderar o grupo das renas pela escuridão. O seu nariz vermelho e brilhante seria muito útil para iluminar o caminho, pensou o Pai Natal. A partir de então todas as outras renas o adoraram, e assim ele entrou para a história. 

Entre as lições de moral da história temos esta em que quem tem um atributo que é percebido como negativo, pode ser usado para um propósito positivo. Ela também afirma que um indivíduo não deve deixar que o comportamento negativo dos outros o definam ou limitem as expectativas do que pode ser alcançado. E também ilustra quão rapidamente as opiniões e atitudes sobre um pessoa, pode mudar.

a historia da rena Rudolfo

A pergunta que ainda continua no ar é: de onde veio o Rudolfo? Ele é comumente considerado como o filho de Donner (ou Donder), uma das oito renas. Mas há quem acredite que ele morava numa vila de renas, noutro lugar e foi lá que que o Pai Natal o viu de onde começou a sua jornada de véspera de Natal, para entregar os presentes. E numa versão mais moderna da história, uma animação da British Broadcasting Corporation (BBC), introduziu um filho de Rudolfo, chamado Robbie. Esse filho tornou-se a décima rena. É também interessante notar que a idéia do Pai Natal com um trenó puxado por renas, originou-se no poema “Twas The Night Before Christmas”. Este poema conta a história de São Nicolau, que é o Pai Natal, chamando as oito pequenas renas pelos seus nomes, como mencionado anteriormente, pouco antes de ele desceu a chaminé de uma casa para começar a encher as meias de um saco cheio de brinquedos que levava às costas.

 




Artigos Relacionados:
Pode seguir os comentário a este post através do RSS 2.0 feed. Pode deixar um comentário, ou trackback a partir do seu site.

um comentário

Trackback